A propaganda eleitoral geral terá inicio neste dia 16 de agosto, a partir da sexta-feira dessa semana. Até o dia 15, quinta-feira, qualquer publicidade, manifestação ou pedido de voto explícito pode ser considerado irregular, além de gerar multa, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE.
O dia 16 de agosto também será o prazo final para que os Tribunais Regionais Eleitorais, TREs, para que listem as emissoras que irão transmitir a propaganda eleitoral gratuita.
A fiscalização em relação a propaganda eleitoral pode ser feita por qualquer cidadão ou candidatos, que tiverem conhecimento de irregularidades.
As denúncias podem ser feitas desde que haja comprovação com fotos, vídeos ou documentação a Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público Eleitoral.
Os juízes Eleitorais ou os juízes que forem designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais mas cidades com mais de uma zona tem o poder de polícia para inibir qualquer pratica irregular ou ilegal de propaganda eleitoral.
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.
No dia 6 de outubro acontecerá a votação. Se houver segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores, a votação acontecerá dia 27 de outubro. Este ano vamos escolher prefeitos e vices e vereadores.
Os candidatos em Uberlândia são: Dandara Tonantzin (PT) para prefeita e vice-prefeito Geraldo Jabbur (PSD); Daphiny Oliveira Costa Silva e Jorge Silva, ambos do PRTB; Gilberto Cunha e Gislaine Caixeta PSTU; Leonídio Bouças PSDB e Gustavo Galassi do Republicanos; e Paulo Sérgio Ferreira do PP e Vanderlei Pelizer do PL.