Onda de calor: termômetros devem subir ainda mais até a próxima semana

A temperatura na região subiu novamente e os termômetros podem marcar até 35°C em função de uma nova onda de calor aqui no Triângulo Mineiro. Segundo informações do Instituto Clima Tempo, essa quarta onda de calor em todo Brasil deve permanecer pelo menos até a próxima semana com registros de calor mais intenso, além do clima seco. As temperaturas médias devem continuar pelo menos até a quinta-feira da semana que vem, dia 2 de maio e vão atingir cidades como Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araguari.

Ainda de acordo com as informações do Clima Tempo, essa nova onda de calor acontece devido a uma área de alta pressão na parte média da atmosfera. Isso faz que com o ar fique seco e quente, o que acaba resultando na elevação da temperatura. Por causa disso, as frentes frias não conseguem chegar aqui na região Sudeste, então há o aumento considerável da temperatura, além do clima seco. Uma onda de calor é formada por massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Desta forma, quando as frentes frias tentam se mover e encontram um bloqueio, então elas são desviadas para o oceano. Isso fortalece a massa de ar quente sobre o continente, e por isso, há a formação da onda de calor. Uma onda de calor como essa é definida pelos meteorologistas quando a temperatura fica pelo menos 5ºC acima da média por um período de cinco ou mais dias. Esse quarto episódio em 2024 é um dos efeitos das altas temperaturas e dos padrões climáticos resultantes dos bloqueios atmosféricos. Então devido a essa elevação de temperatura é importante se hidratar bem.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal de notícias independente, com o objetivo de informar e esclarecer a população sobre os principais acontecimentos da atualidade.