A Polícia Civil de Minas Gerais, desencadeou na manhã desta quinta-feira (3/5) a “OPERAÇÃO APATE”, com o cumprimento simultâneo de 06 mandados de busca e apreensão, sendo 1 deles na cidade de Ituiutaba e 5 na cidade de Uberlândia, tendo como alvo empresas de compra e venda de veículos seminovos, empregando mais de 20 policiais civis.
A operação foi realizada com a finalidade de arrecadar elementos de informação e provas para instruir inquérito policial em trâmite na 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ituiutaba, numa investigação afeta a crimes de estelionato, falsificações, apropriação indébita e lavagem de capitais.
As investigados adquiriam os veículos das vítimas utilizando engodo, fraude e promessas falsas de que repassariam os valores quando os veículos fossem vendidos, o que, de fato, nunca ocorreu e as vítimas tiveram que suportar os prejuízos. Após, os estelionatários repassavam os veículos às empresas de compra e venda de veículos em Uberlândia, onde foram cumpridos os mandados. Tais empresas tinham um único objetivo: colocar os veículos em suas dependências realizando a venda a terceiros de boa-fé.
Somente nos anos de 2023 e 2024 os estelionatário negociaram mais de 100 veículos com essas empresas superando a cifra de 7 milhões de reais. Hoje a operação logrou êxito em recuperar 15 veículos e 1 jetski totalizando 1 milhão e duzentos mil reais recuperados.