Uma rede de supermercado estava vendo sabão em pó falsificado em Uberlândia. A rede de empresas terá que parar R$ 746 mil reais pela venda do produto. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, que definiu o valor da autuação por meio de Termo de Ajustamento de Conduta, um TAC.
Foram apreendidas 476 caixas do produto com suspeitas de adulteração. A linha de investigação começou em 2023 após vários consumidores que fizeram denúncia sobre a suspeita de produto falsificado. Algumas caixas de sabão em pó foram enviadas para análise. O resultado é que foi confirmada a falsificação. Isso ocorreu em janeiro deste ano.
Ainda no primeiro mês deste ano, foram recolhidas diversas caixas do produto, o que totalizou 1,5 tonelada. No Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, que foi firmado, estão reunidos os quatro autos de infração sobre o sabão em pó alterado, assim como autos de infração em que os objetos são de vício de qualidade, ou seja, produto vencido, e também de vício de informação, no caso, precificação.
O valor arrecadado com o TAC será direcionado para o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da rede supermercadista, mas não tivemos retorno até a conclusão desta matéria.